O que pode causar Próstata aumentada?

Muito comum entre homens, principalmente, acima dos 50 anos, a próstata aumentada pode gerar muitos incômodos, prejudicando sua qualidade de vida.

Embora, na maioria das vezes, ela não represente grandes riscos, de qualquer forma, acaba afetando o dia a dia dos homens com essa condição.

Geralmente, no entanto, é aconselhável a consulta a um urologista para fazer o exame de toque retal e descartar problemas mais sérios, como câncer, por exemplo, que também pode causar aumento da próstata.

Sintomas da Próstata aumentada

Pelo fato dos sintomas de próstata aumentada serem semelhantes aos de qualquer problema na próstata, é preciso que um profissional qualificado possa verificar para, então, diagnosticar o problema e escolher o melhor tratamento.

Os sintomas mais comuns de próstata aumentada são:

  • Dificuldade para começar a urinar
  • Jato de urina muito fraco
  • Vontade frequente para urinar, mesmo de noite
  • Sensação bexiga cheia, mesmo depois de ter urinado
  • Presença de gotas de urina na cueca
  • Impotência ou dificuldade para manter uma ereção
  • Dor ao ejacular ou urinar
  • Presença de sangue no sêmen
  • Vontade repentina para urinar
  • Dor na região dos testículos ou perto do ânus

Lembrando que estes sintomas surgem, geralmente, após os 50 anos e acontecem pelo fato da inflamação da próstata pressionar a uretra (canal por onde a urina passa) e, assim, dificultar a sua passagem.

Causas da próstata aumentada

Geralmente, a próstata está aumentada pela hiperplasia benigna da próstata (HPB), que surge naturalmente, com a idade, com os sintomas aparecendo aos poucos, por isso, na maior parte das vezes, o tratamento só se inicia quando já existem muitos sintomas, e eles interferem na rotina diária.

Mas, embora não seja tão comum, a próstata aumentada também pode ser causada por doenças mais graves, que precisam de mais atenção, como prostatite ou câncer, por exemplo.

A prostatite, geralmente, afeta homens mais jovens, enquanto o câncer é mais comum nos mais velhos.

Mas, homens com histórico familiar de câncer da próstata, devem fazer o exame de toque retal mais cedo, aos 40 anos.

O tratamento

Como acontece com qualquer tratamento, o de próstata aumentada, também vai variar conforme a causa e a gravidade do problema.

  • Hiperplasia benigna da próstata: o médico inicia o tratamento com o uso de remédios  para diminuir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas. Já, em casos mais graves, pode ser preciso fazer cirurgia para remoção da próstata.
  • Prostatite: se a inflamação da próstata for causada por uma infecção bacteriana, o urologista poderá receitar antibióticos.
  • Câncer de próstata: geralmente o tratamento é cirúrgico, para a retirada da próstata e, dependendo da gravidade, pode ainda ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia.

Há ainda a possibilidade de um tratamento complementar com remédios naturais, que podem ajudar a aliviar mais rapidamente os incômodos sintomas da doença.

Outros assuntos de Interesse: Renova Prost Bula

Enfim, vale lembrar que qualquer tratamento é bem mais simples e eficaz quando detectado assim que aparecem os primeiros sintomas. Por isso, não deixe de procurar um médico ao perceber qualquer problema.

Leave a Reply